domingo, 8 de junho de 2008

Aulão...


O planejamento para a aula do dia 08/04/08, tinha o objetivo de experimentar varias ritmos musicais para a nossa observação no que mais agradaria, uma vez que as sugestões nunca chegam, então resolvemos tocar as mais variadas música e observar o que seria mais interessante para o nosso trabalho.
***
Imprevistos sempre acontecem, principalmente os naturais, próximo ao horário do nosso estágio começou uma forte chuva, o que dificultou muito a chegada até a escola, assim tivemos alguns atrasos nossos e muitas ausências dos estudantes da escola. O número de alunos presentes foi baixissimo, contando todos os alunos daria a quantidade de uam oficina. Havia 2 ou 3 alunos de cada oficina e havia oficina que nem tinha alunos. Uma proposta da coordenção e professores da Escola Hilton Rocha foi reunir todos os alunos presentes e improvisar um aulão. Acatamos a sugestão.
***
A oficina de dança e a oficina de ginástica ser uniram para a grande aula. Iniciou-se com a ginástica que ofereceu um alongamento e um aquecimento com exercícios aeróbicos seguido da oficina de dança que ofereceu os rítmos variados da proposta da nossa aula. Assim, foi até o horario terminar. Todos guardamos nossos planejamentos para o próximo encontro.
***
Construimos uma aula improvisada na qual não teriamos o objetivo de fazê-la, falo pela oficina de dança e imagino que a oficina de ginástica tenha o mesmo pensamento, por se um a aula formatada com padrões de academia, o que não buscamos. Mas infelizmente não tivemos muitas opções.
***
Regente: Danielle
Apoio: Tiago e Christiano
Registro: Márcia
***

Samba...

Para a aula do dia 01/04/08, decidimos continuar com o mesmo formato da aula anterior, o ritmo escolhido foi o Samba. Como sabemos que muitos sujeitos preferem não se mexer, apenas observar, fizemos uma decoração na sala que usamos para as nossas atividades. Distribuimos ao longo das paredes diversas informções sobre o samba, usamos cartazes com a história, origem e as diversas varições do estilo musical, desde a Bossa Nova até o Samba-reggae.
***
Seguindo a estratégia da semana anterior, os alunos chegaram no espaço, com as informções sobre o samba, alguns desenhos no quadro e a música já tocando. Como de costume, o principio é sempre mais tímido, precisamos de alguns minutos até os alunos se soltarem e começar a desenvolver conosco a aula.
***
Observamos que a grande maioria não estava adaptando muito ao estilo, usamos as diversas variações do rítmo durante a aula, infelizmente não agradou muito, uma pequena porcentagem se manisfestou em algumas músicas, aquelas que chamamos de mais animadas. A aula foi longa.
***
Terminamos a aula e buscamos a discussão da turma, onde pudemos observar a não satisfação de praticamente todos. No meio dessa discussão, nós acadêmicos chegamos a conclusão que danças individuais, aquelas que as pessoas dançam sozinhas sem um par, não agradam muito. Na verdade, achamos que quando se tem um par pra dançar, camufla um pouco a timidez pois divide com o par a responsabilidade do movimento corporal.
***
Regente: Márcia
Apoio: Danielle e Christiano
Registro: Tiago

Lambada...



Para a aula do dia 25/03/08, resolvemos resgatar um ritmo que já foi muito dançado alguns anos atrás e muito apreciado por todos, nosso objetivo foi relembrar a esses sujeitos o som que embalou muitas festas e apresentar a outros que por ventura ainda não conheciam.
***
Íamos falar um pouco da Lambada no Brasil, sua trajetória e surgimento porém, por sugestão do Prof. Admir simplesmente deixamos a musica "rolar" e convidamos os alunos para dançar. Esse formato de aula foi muito mais bem aceito por todos e mais interessante do que a metodologia usada anteriormente, os alunos ficaram mais soltos para a prática. Dessa frorma teve uma receptividade maior.
***
Verdade que alguns alunos ainda ficaram tímidos, mas no decorrer do nosso horário, aos poucos muitos deles foram se soltando e aderindo ao som da lambada, até aqueles que insistem em dizer que não sabem dançar animaram-se e arriscaram alguns passos. Quando percebemos haviam muitas pessoas envolvidas na aula. Nós, acadêmicos e alunos não percebemos a aula terminar, foi muito produtivo.
***
Ao pouco tempo que nos restou para finalizar a aula, tivemos uma rápida discussão com os alunos sobre a proposta do dia, eles não queriam que "já" terminasse, pois passou muito rápido, gostaram muito da proposta e que por eles continuariam dançando.
***
Pedimos a eles que opinassem sobre mais rítmos para o decorrer do semestre, aguardamos as sugestões para a próxima aula.
***
Regente: Tiago
Apoio: Márcia e Christiano
Registro: Danielle