domingo, 25 de maio de 2008

Mudança de planos...

Na aula do dia 18/03/2008, havia um planejamento dando continuidade ao anterior que, seria apresentar outras danças regionais e buscar a criatividade dos alunos em recriar essas danças sem mesmo tê-las visto. Momentos antes da nossa aula iniciar resolvemos mudar, pois não acreditamos, junto com o professor Admir e os colegas de outras oficinas que essa aula novamente não fluiria.
***
Começamos a aula perguntando aos alunos, para eles o que é dança, demos também o nosso entendimento e concepção de dança, enquanto Educação Física.
***
Propomos nesta aula o Forró com o objetivo de ser recriado pelos alunos, para que eles inventassem uma nova forma de dançar. Houve uma dupla que começou a dançar, porém dançaram nos padrões conhecidos, com coreografias de pé de serra, não era isso exatamente o que imaginávamos mas, não podíamos impedí-los. A maior parte das pessoas que ficaram paradas não queriam recriar, houve uma grande resistencia com essa proposta, eles querem a gente ensine a dançar, como em academias.
***
Observando apenas uma dupla dançando, sugerimos a essa dupla que convidassem aos outros colegas para dançar também, pois notamos que os demais ficaram constrangidos em arriscar algum passo vendo a dupla dançando tão bem, vimos que muitos queriam mas estavam com receio de fazerem "errado".
***
No horário anterior ao da nossa ofina, na própria escola existem outras oficinas e, uma delas é de dança também. Estamos percebendo que essa oficina interfere um pouco no andamento da nossa, pois lá é ensinada coreografias, o que não é nosso eixo. Os alunos tem umpouco de ansiedade para que a nossa oficina de estágio seja uma continuidade da oficina do Hilton Rocha.
***
Uma aluna tinha um CD de forró e nos emprestou, um estilo diferente do que haviamos levado, colocamos esse CD e um publico maior se arriscaram a dança.
***
No fim do nosso tempo, os alunos rapidamente se dispersaram e não pudemos fazer com eles a reflexão de finalização. Junto com o Admir e os colegas das outras oficinas pudemos ter novas ideias e praticamente abandonamos a nossa proposta folclórica e cultural. Tivemos algumas sugestões de a cada aula apresentar um rítmo diferente e simplesmente fazer com que os alunos dancem.
***
Regencia: Tiago
Apoio: Danielle e Christiano
Registro: Márcia

Rítmos regionais...

A partir dessa aula, do dia 11/03/2008, contamos com a presença e colaboração do Christiano, estagiário da UNI/BH.
***
Nossa proposta foi apresentar aos alunos ritmos regionais que acreditamos não ser muito conhecido por nós, o objetivo da aula foi aprsentar apenas o áudio e pedir para que os alunos reproduzissem uma dança de acordo com o que ouviram, como eles imaginavam que seria dançado. Escolhemos o Carimbó e a Catira.
***
Na hora da aula, tivemos problemas com o som, nosso CD não rodou em nenhum aparelho disponível, como fazer uma aula de dança sem música? Perdemos muito tempo até encontrar uma solução. Haviam poucos alunos. Descemos para o pátio, onde há no almoxarifado da escola uma mesa de som que conseguimos utilizar. Até a chegada no local dos alunos tivemos uma grande dispersão dos mesmos, imaginamos que por ser um ambiente aberto e a demora consumiu um pouco a paciência do público, poucos alunos participaram.
***
Na execução de fato da aula, passamos um pouco dos dois rítmos e explicamos as tarefas, o que gostaríamos que fosse feito, dividimos em dois grupos os alunos que se interessaram pela atividade, mas infelizmente já não tivemos tempo para as duas musicas, escolhemos então a catira. Em alguns minutos foram criadas coreografias, até muito semelhantes com a original, talvez por ser um rítmo que alguem alguma vez já visualizou em novelas ou programas de TV. Desses dois grupos que criaram as danças, cada um mostrou para o outro o que tinha feito. Foi uma experiência interessante pra nós estagiarios e para os alunos. Mesmo sendo uma ideia boa, que nós e os alunos gostamos, acreditamos que não funcionará essa atividade como gostariamos pois, apenas poucos se interessaram.
***
Já temos um pré-planejamento com esse mesmo tema para a próxima aula, mas careditamos que teremos que rever.
***
Regência: Márcia
Apoio: Tiago e Christiano
Registro Danielle

domingo, 4 de maio de 2008

Dança com olhos vendados..

No dia 04/03/2008 tivemos nossa primeira aula com o grupo (o grupo que escolheu nossa oficina), tiveram mais de 60 alunos inscritos. Neste dia, contamos com a presença de um novo membro na equipe, o estagiário da UNI/BH, Christiano que vai nos acompanhar até o fim do semestre.
***
Nosso planejamento foi de nos apresentar ao grupo e buscar informações sobre as vivências anteriores acerca das oficinas de dança que eles possam ter participado no projeto de corpo e movimento da EJA em semestres anteriores.
***
Nosso objetivo de aula foi basicamente conhecer nosso público e tentar descobrir um pouco do que gostariam que fossem apresentados a eles na nossa permanência na oficina. Propomos uma dança individual com diversos ritmos mesclados para que os alunos se soltassem e nós observassemos suas afinidades e preferenciais musicais, para isso usamos vendas nos olhos deles, para que a timidez de se soltar na frente de outras pessoas fosse evitada. Com isso pudemos observar alguns ritmos que agradaram mais.
***
Como já falado, nossa turma é muito extensa, com isso acontece muita dispersão e às vezes encontramos um pouco de dificuldade de expôr nossa proposta, nos poucos momentos que conseguimos a atenção dos nossos alunos conseguimos extrair deles alguns relatos das experiências anteriores e expectativas atuais. Percebemos que há algumas frustrações nas propostas anteriores, o que não queremos que aconteça com a nossa regência.
***
Depois da prática desenvolvida pedimos algumas opiniões dos alunos acerca dos ritmos, tivemos uma demanda grande pelo créu, mas também tivemos sugestões interessantes como sair do tradicional (funk, axé e outros sons populares), algumas pessoas gostariam de bolero, dança do ventre e outros que não são muito divulgados.
***
Depois de ouvidos e ouvirem, encerramos a aula.
Após a aula, em nossa reunião com Admir, compartilhando as experiências da noite, houve a sugestão de divisão do nosso grupo em dois, para que fique melhor o trabalho, uma vez que são muitos os alunos e ficou praticamente impossível a aula.
***
Regência: Danielle
Apoio: Márcia e Christiano
Registro: Tiago.