Data: 10/06/2008
Hoje será o último dia do nosso estágio, na próxima aula do dia 17/06 será o dia do baile de despedida onde iremos repassar um pouco de todos os ritmos que já vivenciamos.
***
No último dia 03/06 não estivemos na E.M.Prof. Hilton Rocha, pois estávamos em seminário na faculdade. A professora Daniele deu continuidade a nossa proposta da dança. Foi passado aos alunos um filme sobre dança intitulado: Se Ela Dança, Eu danço. Segundo a professora os alunos gostaram muito do filme. Mas somente hoje foi possível fazer uma breve discussão sobre o filme.
No último dia 03/06 não estivemos na E.M.Prof. Hilton Rocha, pois estávamos em seminário na faculdade. A professora Daniele deu continuidade a nossa proposta da dança. Foi passado aos alunos um filme sobre dança intitulado: Se Ela Dança, Eu danço. Segundo a professora os alunos gostaram muito do filme. Mas somente hoje foi possível fazer uma breve discussão sobre o filme.
***
Essa proposta de passar um filme sobre dança já era um pensamento nosso, não foi possível por causa do pouco tempo que tivemos/temos para ministrar as aulas. Com um tempo maior seria possível.
Essa proposta de passar um filme sobre dança já era um pensamento nosso, não foi possível por causa do pouco tempo que tivemos/temos para ministrar as aulas. Com um tempo maior seria possível.
***
Os alunos no começo da aula discutiram com a professora Daniele sobre o filme. Eles “analisaram” a questão da dança na escola. Hoje estamos com poucos alunos, mas isso vem acontecendo gradativamente. Visto que é uma coisa que acontece na EJA “normalmente”. Mas os poucos alunos que tem são os mesmos que normalmente participam ativamente das aulas.
Os alunos no começo da aula discutiram com a professora Daniele sobre o filme. Eles “analisaram” a questão da dança na escola. Hoje estamos com poucos alunos, mas isso vem acontecendo gradativamente. Visto que é uma coisa que acontece na EJA “normalmente”. Mas os poucos alunos que tem são os mesmos que normalmente participam ativamente das aulas.
***
Foi passado aos alunos várias músicas para que juntamente com eles pudéssemos montar a seleção de músicas para o dia do baile. Muitos alunos ficaram envergonhados em dançar, por serem (algumas músicas) dançadas sozinhas.
Foi passado aos alunos várias músicas para que juntamente com eles pudéssemos montar a seleção de músicas para o dia do baile. Muitos alunos ficaram envergonhados em dançar, por serem (algumas músicas) dançadas sozinhas.
***
Na hora do ritmo lambada ficaram envergonhados em dançar, por ser uma dança a dois, mais “caliente”.
Na hora do ritmo lambada ficaram envergonhados em dançar, por ser uma dança a dois, mais “caliente”.
***
O que me chamou a atenção foi a diferença entre os jovens e os adultos na questão de dançar. Pois os adultos gostam e preferem músicas que possam dançar a dois, se sentem mais à vontade. Já os jovens preferem dançar sozinhos, como se fosse uma exibição / apresentação. E na hora da dança solo, sentem-se envergonhados, ou por não saberem ou por timidez mesmo.
O que me chamou a atenção foi a diferença entre os jovens e os adultos na questão de dançar. Pois os adultos gostam e preferem músicas que possam dançar a dois, se sentem mais à vontade. Já os jovens preferem dançar sozinhos, como se fosse uma exibição / apresentação. E na hora da dança solo, sentem-se envergonhados, ou por não saberem ou por timidez mesmo.
***
Os rapazes que estavam “dançando” pareciam estar mais se apresentando para o resto da turma do que dançando mesmo. O restante dos alunos permaneceu sentado só observando “os dançarinos”. Quando começamos a passar o ritmo funk, reparamos que a sala começou a encher. Outros alunos escutavam a música e vinham ver o que era. Até crianças apareceram em nossa oficina, coisa que antes não havia acontecido até então. A cada música que era passada os alunos diziam se preferiam aquele ritmo / música ou não para o dia do baile.
Os rapazes que estavam “dançando” pareciam estar mais se apresentando para o resto da turma do que dançando mesmo. O restante dos alunos permaneceu sentado só observando “os dançarinos”. Quando começamos a passar o ritmo funk, reparamos que a sala começou a encher. Outros alunos escutavam a música e vinham ver o que era. Até crianças apareceram em nossa oficina, coisa que antes não havia acontecido até então. A cada música que era passada os alunos diziam se preferiam aquele ritmo / música ou não para o dia do baile.
***
Quase no final da aula foi passado o ritmo da lambada, onde uma boa parte dos alunos começaram a dançar (já que a música era a dois), os alunos que dançaram foram aqueles que normalmente dançam e que conseguiram “quebrar” um pouco da timidez e receio em relação à dança. Não podemos deixar de esquecer do Rei da Pizadinha, que em todas as aulas esteve presente com sua música agitada e alegre.
Quase no final da aula foi passado o ritmo da lambada, onde uma boa parte dos alunos começaram a dançar (já que a música era a dois), os alunos que dançaram foram aqueles que normalmente dançam e que conseguiram “quebrar” um pouco da timidez e receio em relação à dança. Não podemos deixar de esquecer do Rei da Pizadinha, que em todas as aulas esteve presente com sua música agitada e alegre.
***
Ao final da aula repassamos aos alunos sobre o encerramento e algumas sugestões para o baile.
***
Nós, estagiários, estamos montando um texto/artigo sobre Docência Compartilhada. Docência esta que estamos vivenciando neste estágio. Os prós e os contra de um compartilhamento deste tipo. Este artigo provavelmente será apresentado em um congresso no próximo semestre. Tema este muito bom e amplo para ser discutido.
Ao final da aula repassamos aos alunos sobre o encerramento e algumas sugestões para o baile.
***
Nós, estagiários, estamos montando um texto/artigo sobre Docência Compartilhada. Docência esta que estamos vivenciando neste estágio. Os prós e os contra de um compartilhamento deste tipo. Este artigo provavelmente será apresentado em um congresso no próximo semestre. Tema este muito bom e amplo para ser discutido.
***
Regente: Tiago
Apoio: Márcia
Regente: Danielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário