terça-feira, 1 de julho de 2008

Data: 10/06/2008

Hoje será o último dia do nosso estágio, na próxima aula do dia 17/06 será o dia do baile de despedida onde iremos repassar um pouco de todos os ritmos que já vivenciamos.
***
No último dia 03/06 não estivemos na E.M.Prof. Hilton Rocha, pois estávamos em seminário na faculdade. A professora Daniele deu continuidade a nossa proposta da dança. Foi passado aos alunos um filme sobre dança intitulado: Se Ela Dança, Eu danço. Segundo a professora os alunos gostaram muito do filme. Mas somente hoje foi possível fazer uma breve discussão sobre o filme.
***
Essa proposta de passar um filme sobre dança já era um pensamento nosso, não foi possível por causa do pouco tempo que tivemos/temos para ministrar as aulas. Com um tempo maior seria possível.
***
Os alunos no começo da aula discutiram com a professora Daniele sobre o filme. Eles “analisaram” a questão da dança na escola. Hoje estamos com poucos alunos, mas isso vem acontecendo gradativamente. Visto que é uma coisa que acontece na EJA “normalmente”. Mas os poucos alunos que tem são os mesmos que normalmente participam ativamente das aulas.
***
Foi passado aos alunos várias músicas para que juntamente com eles pudéssemos montar a seleção de músicas para o dia do baile. Muitos alunos ficaram envergonhados em dançar, por serem (algumas músicas) dançadas sozinhas.
***
Na hora do ritmo lambada ficaram envergonhados em dançar, por ser uma dança a dois, mais “caliente”.
***
O que me chamou a atenção foi a diferença entre os jovens e os adultos na questão de dançar. Pois os adultos gostam e preferem músicas que possam dançar a dois, se sentem mais à vontade. Já os jovens preferem dançar sozinhos, como se fosse uma exibição / apresentação. E na hora da dança solo, sentem-se envergonhados, ou por não saberem ou por timidez mesmo.
***
Os rapazes que estavam “dançando” pareciam estar mais se apresentando para o resto da turma do que dançando mesmo. O restante dos alunos permaneceu sentado só observando “os dançarinos”. Quando começamos a passar o ritmo funk, reparamos que a sala começou a encher. Outros alunos escutavam a música e vinham ver o que era. Até crianças apareceram em nossa oficina, coisa que antes não havia acontecido até então. A cada música que era passada os alunos diziam se preferiam aquele ritmo / música ou não para o dia do baile.
***
Quase no final da aula foi passado o ritmo da lambada, onde uma boa parte dos alunos começaram a dançar (já que a música era a dois), os alunos que dançaram foram aqueles que normalmente dançam e que conseguiram “quebrar” um pouco da timidez e receio em relação à dança. Não podemos deixar de esquecer do Rei da Pizadinha, que em todas as aulas esteve presente com sua música agitada e alegre.
***
Ao final da aula repassamos aos alunos sobre o encerramento e algumas sugestões para o baile.
***
Nós, estagiários, estamos montando um texto/artigo sobre Docência Compartilhada. Docência esta que estamos vivenciando neste estágio. Os prós e os contra de um compartilhamento deste tipo. Este artigo provavelmente será apresentado em um congresso no próximo semestre. Tema este muito bom e amplo para ser discutido.
***
Regente: Tiago
Apoio: Márcia
Regente: Danielle

Nenhum comentário: